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07 de Abril Dia Mundial da Saúde

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Aprenda uma boa nutrição

07 de Abril Dia Mundial da Saúde. (por Rosi Feliciano)

O Dia Mundial da Saúde foi criado para promover mais hábitos saudáveis e qualidade de vida para as pessoas. No dia 07 de abril a data escolhida pela Assembleia Mundial da Saúde é um dia onde a mídia se reúne para lembrar a sociedade da importância em cuidar da saúde.

Essa lembrança já deveria ser praticada todos os dias pelas pessoas, mas muitos ainda não se atentaram dos malefícios de uma vida desregrada e sedentária.

Por isso e para dar aquela dica top preparamos um artigo para você praticar de vez uma alimentação mais nutritiva e saudável.

Boa Nutrição

Para cuidar bem de si mesmo uma boa nutrição é importante.

Escolha principalmente grãos integrais, legumes, vegetais, frutas, nozes e peixe.

Escolha cozinhar com produtos frescos.

Então você decide a quantidade de gordura, açúcar e sal que você usa.

Escolha beber água, chá e café sem açúcar e possivelmente leite desnatado.

Em vez tomar refrigerante tome suco da planta. Vegetais ou sucos de frutas misturados vão muito bem nutricionalmente.

 

O que é uma boa nutrição?

Uma boa alimentação fornece energia e nutrientes suficientes para o seu corpo: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e umidade adequada. Com uma dieta adequada reduz o risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, e você vai se sentir mais apto.

 

Boa nutrição significa:

  • Muitas frutas e legumes
  • Muitos produtos de grãos integrais
  • Legumes semanais
  • Cada dia um punhado de frutos secos sem sal
  • Várias porções de produtos lácteos por dia, como leite ou iogurte.
  • Um peixe por semana, de preferência peixes gordos, como o arenque, linguado, salmão ou cavala.
  • Pouca carne vermelha ou carne processada, como salsichas ou produto de carne.       A carne vermelha é toda a carne que provém de vacas, ovelhas, cabras e porcos.
  • Evite: Açúcar, Sal e sódio, frituras, farinha branca, arroz branco, cigarro, álcool e todos os alimentos industrializados principalmente os processados.

 

Uma ampla oferta de frutas e legumes (duas vezes por dia) reduz o risco de certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Se você não é um grande comedor de frutas ou legumes, você pode ajudar a si mesmo espremendo vegetal ou suco de frutas.

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Reeducação alimentar

Integrais

Coma principalmente alimentos integrais

Opte por pão de trigo integral, macarrão de trigo integral e arroz integral. Estes alimentos são ricos em hidratos de carbono, a fibra alimentar tem várias vitaminas. Eles também fornecem uma sensação de plenitude, mas é para comer com moderação.

 

A cor marrom do pão nem sempre significa que este pão é mais saudável. Às vezes, o pão é maltado escureceu ou é açúcar caramelizado. O pão é bem mais escuro, mas existem alguns nutrientes extras. Se o pão é verdadeiramente com grãos inteiros, é escrito no rótulo.

 

Coma poucos produtos feitos de farinha branca, como pão branco, biscoitos, bolachas.

 

A cada semana coma legumes diferenciados

Como feijão, soja, lentilhas ou grão de bico. Leguminosas são proteína, rica em fibras, ferro e outros nutrientes benéficos.

 

Por favor, note que não só a quantidade de gordura na dieta, mas especialmente no tipo de gordura. Evite a gordura trans e use com moderação a insaturada e saturada.

 

Escolha produtos com gorduras insaturadas:

Margarina, óleos vegetais macios e produtos de fritura líquidos em vez de manteiga, margarinas duras e produtos de cozinha rígidos.

Frutos secos sem sal, como nozes, amêndoas ou amendoins.

Pouca carne processada, como salsichas e bacon; escolha, carnes não processadas em vez magras (como carne magra).

Os produtos lácteos (leite, iogurte, queijo, ovos), você pode usar. Mantém-te saudável. O leiteiro não necessariamente tem que ser meio cheio ou fino, você também pode escolher

laticínios completa.

Use menos sodio

Todos os alimentos contêm naturalmente um pouco de sódio. A adição de sal é desnecessária. Escolha como muitos outros temperos, como ervas e especiarias (frescos).

Exemplos são:

Erva verdes, como manjericão, cebolinha, endro, tomilho, orégano, salsa, alecrim;

Especiarias como canela, caril, cravo, noz-moscada, pimenta e pimenta caiena;

Outros temperos como gengibre, coentro, cebola, alho, mostarda e limão;

Sementes e grãos torrados, como pinhões, gergelim e sementes de girassol.

Seis gramas de sal por dia é bom. Nota sal escondido (e gordura e açúcar) em refeições e, molhos. Procure a quantidade de sal na embalagem.

 

Escolha beber bebidas sem açúcar, ser moderado com álcool.

Tome cerca de 1 litro por dia, de água, para mais. Anote quanto você bebe normalmente em um dia. Você bebe muito menos do que 1,5 litros, por exemplo, começar o dia com um copo extra de fruta ou beber frutas espremida. A tarde um copo extra de chá. Água potável inclua  o suficiente para o funcionamento do seu intestino.

 

Opte por água, chá e café sem açúcar ou leite.

Selecione chá verde ou chá preto, bebida ou café filtrado (filtro de café, casca de café, café instantâneo).

Não tome bebidas com açúcar, como o suco da planta, refrigerantes ou bebidas esportivas com adição de açúcar.

Não beba mais do que um copo de álcool por dia e não Prefere álcool todos os dias.

Não comer calorias durante todo o dia

Três refeições por dia (café da manha, almoço e jantar) são uma boa base para nutrir seu corpo com todos os nutrientes. Faça lanche entre as refeições.

Alimentos seguros

Lave as mãos regularmente com água e sabão. Em qualquer caso, a (a preparação de alimentos, depois de manusear carne crua e, se tiver ido à casa de banho). Usar todos os dias um pano de prato limpo e sempre usar facas limpas e tábuas de corte.

Manter as sobras na geladeira e não mais de dois dia

Uma boa nutrição ajuda sua pele e se sentir saudável. Mas não exagere. A comida é acima de tudo uma ocasião amigável e descontraída.

Contate o seu médico sobre nutrição adequada

É importante que você escolha uma dieta que combina com você: em sua vida cotidiana, sua condição e que você pode e quer gastar. Se você conseguir colocar a sua dieta, juntamente com conselhos sobre boa nutrição? Então você sabe que você está comendo saudável. A fonte de alimentação, em seguida, fornece todos os nutrientes necessários. Pílulas de vitaminas extras não são necessárias quando você se alimenta bem e seu corpo consegue extrair de forma correta esses nutrientes, por isso faça um exame de sangue.

 

Um profissional como enfermeiro ou nutricionista pode ajudá-lo a ajustar gradualmente sua dieta. Você vai então criar um plano para atingir suas metas e se encaixam em sua vida. Você escolhe a dieta que melhor lhe convier. Em seguida, um plano para manter o peso e saúde.

Para não desistir e motivar você pode participar de grupos de emagrecimento ou planos completos de perda de peso como o Plano Detox com grupo exclusivo no FaceBook para as participantes.

Você já deve ter ouvido que a obesidade é um dos piores fatores contra sua saúde e que a reeducação alimentar é o caminho para ter bom peso e boa longevidade.

Reeducação Alimentar como o nome mesmo diz é o programa onde o individuo reaprende a comer e viver mais saudável.

 

Reeducação Alimentar Emagrece Rápido?

Depende da sua disposição em mudar, quanto mais você troca sua comida e bebida para saudável, na qualidade e quantidade certa dos alimentos mais você emagrece, por isso muitas pessoas buscam planos alimentares mais completos como o Plano Detox.

Se você procura como emagrecer rapido saiba que o caminho certo é primeiro uma Dieta Detox e depois uma boa programação alimentar.

O objetivo maior é emagrecer e não engordar, para isso é preciso um plano a longo prazo, procure cardapio de reeducaçao alimentar e comece devagar todos os dias mude aos poucos seu hábitos alimentares. Conheça mais alimentos e receitas saudáveis, vai mudando sua agenda, lista de compras e rotina. Vera que a logo prazo (1ano) você estará totalmente adaptada na reeducação alimentar.

 

Dia Mundial da Saúde Participe e Tenha Mais Saúde – 07 de Abril

 

https://youtu.be/I6MHdu7xQE0?t=17

 

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2 comentários em “07 de Abril Dia Mundial da Saúde

  1. Eu gosto da marca também, mas fiquei decepcionada com aquela linha…

    Não sabia que amanhã é Dia da Saúde. Adorei saber um pouco mais sobre boa nutrição!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

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