Home · Receitas

Escondidinho de Siri – Receita de Páscoa.

Escondidinho-de-siri-receita-para-Páscoa

Símbolo

Como de costume, na sexta-feita da Paixão, ou sexta-feira santa, todos os cristãos comemoram esta data religiosa que simboliza a morte de Jesus, e logo em seguida vem a Páscoa que é a ressurreição. De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.( http://www.significados.com.br/)

Costume

Após um longo período de resguardo e jejum, (teoricamente, visto que os tempos já não são os mesmos), finalizamos com as comemorações, momento em que  as famílias se reúnem para passar esta data juntas.  O almoço sempre feito com peixe, e este costume ainda está entre muitos de nós, e com a proximidade da data, pensando no que fazer, se o mesmo Bacalhau, ou variar com outro tipo de peixe, quem sabe, frutos do Mar. Se o teu caso for, não gostar de bacalhau ou querer fazer diferente, a sugestão de hoje pode te ajudar muito. Apesar da receita pedir a carne de siri, que sem dúvida fica divino, você também pode usar outro tipo de peixe ou camarões.

Receita

Uma receita especial, afinal a data merece. Esta receita tirei lá do programa do Daniel Bloc/diaadia/band. Então anote aí:

Escondidinho de Siri

Ingredientes

Para o Recheio:

3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 cebola picada
½ quilo de carne de siri cozida e desfiada
½ dose de conhaque
1 pimenta dedo de moça picada
4 fatias de pão de forma sem casa e picado
½ xícara (chá) de leite
3 tomates picados
2 gemas de ovo
1 colher (café) de sal
½ xícara (chá) de coentro picado

Para o Creme:
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite de coco (aproximadamente)
½ quilo de mandioquinha cozida e espremida ainda quente
100 gramas de queijo parmesão ralado

Para a Cobertura:
1 xícara (chá) de farinha de rosca
2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado fino
3 gotas de azeite de dendê (opcional)

Modo de preparo

Para a cobertura, coloque em uma vasilha os dois ítens, misture e reserve.

Para o recheio, aqueça os azeites juntos em uma panela e refogue a cebola, o siri, o conhaque. Deixe reduzir para evaporar o álcool e coloque o restante dos ingredientes. Misture e distribua em 6 potinhos de louça refratária levemente untados com manteiga. Reserve.

Para o creme, coloque a manteiga junto com o leite de coco e aqueça em uma panela. Coloque a mandioquinha, misture e cubra os potinhos. Polvilhe a cobertura reservada e leve ao forno quente (180ºC) por aproximadamente 15 minutos ou até que fique dourado.

 Refratários

escondidinho-de-siri-receita-de-páscoa

Refratário Flowers Retangular 240ml Porcelana

escondidinho-de-siri-receita-de-páscoa

Refratário Com Alça Retangular 25 Cm

Um comentário em “Escondidinho de Siri – Receita de Páscoa.

  1. Hummm, que receita maravilhosa fique com água na boca… adoro siri e deve ficar realmente divino! Amei o post e todo simbolismo que ele representa.
    Tenha uma feliz Páscoa!
    Bjs❤
    Abrir Janela

Deixe uma resposta