Home

Guia prático para planejar a instalação do piso em ambientes integrados.

Achei este artigo sobre colocação de pisos super interessante, afinal nem todos somos entendidos nisso, e nos atrapalhamos na hora da escolha e colocação de pisos, quando precisamos reformar ou fazer os finalmente na construção, as vezes não contamos com a ajuda de profissionais. Mas de qualquer forma é sempre bom saber um pouquinho de tudo.

Com a paginação certa é possível conferir amplitude aos ambientes ou criar a sensação de que existe uma setorização entre eles.
Quem planeja uma cozinha integrada à sala (como também a uma lavanderia ou churrasqueira) geralmente esbarra em alguma dúvidas: como planejar o desenho ou acabamento do piso?
Não existe apenas uma forma de paginação (projeto que apresenta o desenho do piso) correta: ela vai depender do objetivo de que está decorando. Pergunte-se :você quer integrar os ambientes ou criar a sensação de que existe uma diferenciação entre eles Veja detalhes de cada opção:

Ambientes integrados com o mesmo piso (sem soleira)
Esse recurso permite integrar visualmente os espaços, ampliando a sensação do tamanho dos ambientes. A cozinha, integrada à sala, torna-se um espaço social. A uniformidade do piso cria uma decoração “fluida”, leve e “limpa”.
Ao inserir uma soleira entre os ambientes, marcamos a separação entre eles. Como o piso é o mesmo, sentimos facilmente que os ambientes têm a mesma linguagem, mas mostramos que a partir daquele ponto estamos na cozinha ou na sala, por exemplo. Neste tipo de projeto existe ainda duas possibilidades: 
Soleira em harmonia com o piso: optando por uma soleira de cor semelhante à do piso, marcamos a separação de maneira suave e delicada. Será um detalhe elegante na decoração;
Soleira em contraste com o piso: neste caso, sua cor é bastante diferente da do piso, chamando a atenção. Sua presença é forte, mas (dependendo da combinação de materiais) é elegante e expressa, muitas vezes, a personalidade marcante do morador.
Ambiente integrados utilizando pisos diferentes
Neste caso os ambientes são marcados visualmente pela cor do piso, o que produz, geralmente, a sensação de que o espaço é menor. Como haverá uma linha de conflito entre os dois materiais (ou mesmo material com cores diferentes), é geralmente indicado o uso de uma soleira, que pode ter cor semelhante a um dos pisos (escolher uma terceira cor poderá pesar na decoração, poluindo com muitas informações visuais o ambiente). Importante; às vezes, dependendo do projeto, não é necessário usar soleira (sua escolha dependerá de uma análise geral da composição do projeto).
Pisos diferentes podem ser usados para setorizar os espaços.
 Aqui, o piso sala/cozinha desenha o limite entre os ambientes .
Quando a cozinha é integrada a um ambiente externo, como churrasqueira ou varanda, o piso poderá ter a mesma cor, mas texturas diferentes (polido e rústico, por exemplo).
O ambiente interno e o externo são integrados visualmente: a cor dos pisos é semelhante, mas a textura é diferente. Isso permite que o espaço interno pareça maior. 
http://www.bonde.com.br/

Deixe uma resposta