Decoração · Home

Mosaico na Decoração.

Decorando-com-mosaico

Mosaico

Hoje vamos ver uma pouco deste estilo histórico e super atual o Mosaico. Em Mosaico na Decoração vamos ver um pouquinho de sua origem, como esta sendo aplicado e quantas possibilidades esta técnica nos dá.

Ligado a arte plástica e arquitetura quer dizer:  imagem ou padrão visual criado pela incrustação de pequenas peças coloridas sobre uma superfície (parede, piso etc.), aglomeradas e fixadas por um cimento. Uma técnica milenar muito praticada na Grécia e Roma. Era utilizado em motivos religiosos, revestimento de pisos e paredes. Em Bizâncio na Itália, se utilizava muito os tons dourado e prateado, muito utilizado no revestimento de tetos de igrejas.

Aqui no Brasil foi utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake e na construção civil como grandes painéis, em piscinas, pisos e paredes. (Informações técnicas do site –  http://sites.unisanta.br/).

Objetos

Por ser uma arte, além de linda, interessante de fazer, muitos artesãos, vivem desta técnica, seja em grandes quadros e peças ou objetos utilitários e corriqueiros. Separei aqui algumas coisas lindas e inspiradores para você curtir.

decorando-com-mosaico

a77cb2f9819c7423a56b4afd1b807edd

d26ba065c1d8886b7406f0019fa71ca8

decorando-com-mosaico

83cad2e368b076770f3df342341aa643

Mosaico-de-vidro-castiçal-artigos-de-decoração-quarto-Bar-adereços-artigos-de-decoração-de-casamento-romântico.jpg_350x350

Paredes

No quesito parede os efeitos que se pode dar são muitos, deixando o ambiente no estilo bem descontraído além de agregar um valor especial, traz conforto, claridade e sensação de frescor.

decorando-com-mosaic0

cf7a6400d53be9fddd891df8b5bb0db7

decorando-com-mosaico

No Chão

Uma das formas que achei mais interessante, é este na foto abaixo, um modo de usar o mosaico que esta de volta, um desenho no meio do chão, com todo o resto servindo de moldura, parecendo também um imenso tapete impermeável, onde pode-se colocar uma mesa de jantar sobre ele, ou compor uma sala de estar ao redor, ou ainda deixar assim, com toda sua beleza enchendo o ambiente. Eu colocaria apenas uma cadeira para ficar só apreciando, haha.

Artistas também eram nossos avôs, quando utilizavam os velhos caquinhos de pisos quebrados revestindo assim, varandas ou por vezes a casa toda, pois é, o simples que virou luxo ou o luxo que ficou simples. A verdade é que este é mais um  estilo chique e elegante, com muitas histórias na bagagem.

decorando-com-mosaico

decorando-com-mosaico

80b75361a6de98cf1281691efab461f3

Fazer um mosaico não é tão difícil assim, requer um pouco de paciência e um certo gosto pela arte, é claro, os materiais que podemos utilizar são muitos, partindo da perspectiva de um artesão, – pedras, pisos, louças, espelhos, vidros, cascas, como a de ovo, pedacinhos de cds, pastilhas, uma base, cola, alicate, rascunho do desenho desejado. O resto é uma questão de juntar o quebra cabeça e o resultado é gratificante. Espero ter dado boas inspirações deixe seu comentário e até o p.p..

 

 

 

                                                        

       

Deixe uma resposta