Home · Moda e Comportamento

Presépio a Tradição de Natal.

José, Maria e Anjo do Presépio de 60 cm

Presépio a Tradição de Natal. Presépio, significa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus,  numa gruta em  Belém. Segundo a Bíblia,  depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. Onde Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis, em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567 a Duquesa de Amalfi,  mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos. Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. fonte. wikipedia.org .

Pastores do Presépio de 60 cm

Hoje costumamos montar o presépio com 18 peças, é uma tradição forte do povo cristão. Aqui em casa montamos um presépio exatamente igual a este da foto, afinal tenho o privilégio de meu marido trabalhar com peças sacras, e este presépio é uma fabricação nossa/dele , (você pode saber mais sobre estas e outras peças aqui ). Fazemos nossa montagem em um cantinho no quintal afinal são peças de 60cm, este é um hábito do qual nos orgulhamos e fazemos questão de transmiti-lo para nossos filhos. Colocamos todas as peças, menos o Menino Jesus, na véspera de Natal vamos à igreja para participar da celebração, quando voltamos esperamos até a meia noite para colocarmos o Menino Jesus na Manjedoura.  Entre tanta correria que a data nos exige, nossa crença é o que tem que vir primeiro e ter mais importância. Afinal nenhum presente, festa ou roupa bonita faz sentido sem nossa fé. E é isto que nos move e nos leva a crer que a vida é muito mais, vai além do material, vai além do que se pode tocar. Tanto brilho e glamour na verdade não são realmente necessários, o verdadeiro Natal esta na simplicidade, na oração, na união.

Reis Magos ddo Presépio de 60 cm

O presépio sempre foi representado de diversas formas e materiais, em diversos países e culturas, mas hoje além deste meu presépio tradicional, vou deixar alguns bem legais, modernos e criativos. Afinal ele também faz parte da decoração de Natal e veja quantas formas     de expressar estas figuras, se você não tem um presépio tradicional se inspire com materiais alternativo e faça o seu.

Presépio

a506c298c6fe08d4417d5fd7be54a1f9

7dbef8265f2eec17d233115656b80690

8b6a8c32dc34915793aee6f50df48c4f

44d68bc0aa87c1c04b4e58653f2607c9

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta