Receitas.

ooo

Crepes, receita para qualquer momento

Para hoje uma receitinha super versátil, Crepes, receita para qualquer momento. Tem gente que adora usá-la para o café da manhã, mas ela também vai bem para o lanche da tarde, para uma fim de noite, recebendo amigos, e até em eventos, como prato principal.

Para aquele evento que pede um serviço de buffet, com estilo e requinte, e super prático.Servindo-os como prato principal, e logo após, traze-lo novamente como sobremesa, com sorvete ou champagne . Divino!

Esta receita é direto de meu livro de receitas, e que sempre faço.

Para recheio, duas opções, uma doce e outra salgada. Se você é nova na cozinha ou quer impressionar, seus amigos vem comigo:

Crepe

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

3/4 de xícara de manteiga

3 colheres de café de açúcar

1 colher de café de sal

3 colheres de café de fermento

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador. Usar uma frigideira anti-aderente, untada com óleo. Eu uso uma concha como medida, tenha o capricho para deixar a massa mais fininha ao despejá-la na frigideira, se não. vira uma panqueca, e a intenção aqui é deixa-las mais sofisticadas, quanto mais fina melhor.

Recheio de 3 Queijos.

1 lata de creme de leite

50 gr de provolone ralado

50 gr de mussarela ralada

100 gr de requeijão ou catupiry

uma pitada de noz moscada.

Modo de fazer

Aqueça o creme de leite e misture os queijos e a noz moscada, se achar necessário acrescente um pouco de leite. Se não, ta pronto, recheie os crepes, se quiser use um molho vermelho ou branco por cima ou sirva sem molho, acompanhe com saladinha de folhas.

Crepes, receita para qualquer momento

Para o Recheio doce:

Nutella

Frutas, opcional

Ganache – Para o molho doce – opcional

1 lata de creme de leite

1 barra de 180 gr de chocolate meio amargo

Modo de fazer

O ganache – Aqueça em banho maria o creme de leite com o chocolate até derreter e tá pronto.

Recheie o crepe com a quantidade desejada de nutella, 1 ou 2 colheres de sopa, acho que é o ideal, dobre e regue com o ganache.

Divino, não? Deixa aí seu comentário. Até o p.p..

Brigadeirão

Brigadeirão - Recietas

Hoje tem receitinha, o que rendeu do fim de semana, Brigadeirão – Receitas, uma boa sugestão para a sobremesa do domingo, como fizemos aqui em casa, ou qualquer dia que bater aquela vontade de comer um docinho.

Guardo esta receita e confesso fazia tempo que não a fazia, mas neste domingo foi a sobremesa coringa para a reunião de família e amigos. Muito simples e fácil.  No meu caso fiz duas receitas para render um doce grande como este da foto. Vamos a ela então.

Brigadeirão

Ingredientes

1 leite condensado

1 creme de leite

4 ovos

1 sopa de farinha de trigo

4 colheres de açúcar

1 colher de manteiga

1 xícara de chocolate em pó ou achocolatado.

Modo de Fazer

Bater tudo no liquidificador, colocar em uma forma untada com, manteiga e açúcar e levar para assar em banho maria, forno médio por 1 hora ou até que fique duro.

Após assado retirar da formo com ele ainda morno, e decorar com granulado de chocolate e levar para gelar.

Não se esqueça que para dar um doce grande como este da foto tem que dobrar a receita.

Bolo de Cenoura para Aniversário

13512094_812741865493694_5329541224782450407_n

Pega aí sua receita preferida de bolo de cenoura, e acrescente um musse de chocolate e cubra com aquele ganache.

Para essa minha receita eu utilizei:

Bolo de Cenoura

Ingredientes –

3 cenouras

4 ovos

1 xícara de chá de óleo

1 e 1/2 xícara de chá de açúcar

2 xícaras de chá de farinha

1 colher de sopa de fermento

1 pitada de sal

Modo de Fazer o Bolo

Bater a cenoura picada no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar, depois colocar em uma travessa e acrescentar a farinha peneirada com o sal e o fermento. Misturar delicadamente. Colocar em forma redonda de tamanho médio para que fique um bolo alto e dê para fazer 3 camadas. Se tiver uma forma de fundo removível, melhor. Levar para assar em forno pré aquecido.

Mousse

Ingredientes –

500 gramas de chocolate ao leite

300 de creme de leite de latinha

6 gramas de gelatina incolor

250 de creme de leite fresco

Modo de fazer –

Derreter o chocolate em banho maria adicione o creme de leite e a gelatina já dissolvida conforme a embalagem e reserve, bater o creme de leite fresco em ponto de chantily e misturar ao chocolate reservado, levar para geladeira, de preferência faça um dia antes, ou deixe pelo menos por 6 horas na geladeira.

Ganache

Ingredientes –

1 lata de creme de leite

250 gr de chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de fazer –

Derreter o chocolate em banho maria e misturar o creme de leite, até ficar um creme aveludado.

Montagem

Desenforme o bolo já frio, corte em 3 camadas, para que fique uma montagem perfeita, monte as camadas e recheie dentro da forma, leve a geladeira mais um pouco depois de montado, pelo menos meia hora. Depois desenforme delicadamente sobre o prato em que irá servir. Cubra com o ganache e raspas de chocolate.

Para esta montagem a forma de fundo removível é melhor de se trabalhar, mas se sua forma não for desta, forre com filme plástico para facilitar a retirada do bolo.

Pode parecer meio complicado, por ter várias etapas, mas não é, vale muito a pena fazer, fica muito bom.

Brigadeiro de Curau

13423910_806586839442530_6420163271672761205_n

Começando a semana já pensando no final, quem sabe rola uma festinha, bem ao estilo Junino, com muitas gostosuras. Aproveitando a época em que toda casa tem alguma festinha rolando, seja com fogueiras, ou apenas um vinho quente e pipocas , ou ainda se o seu caso for cooperar com um pratinho naquela festa de família, ou na escola das crianças, anote esta gostosura Brigadeiro de Curau – Receita Junina. É o Brigadeira esta ficando cada vez mais modernoso, e sendo encorporado em festas caipiras também, Porque não? Super fácil de fazer e é sucesso garantido, para qualquer festa, esta receita é imbatível, se você nunca comeu esta versão de brigadeiro, anote e faça, não vai se arrepender.

A dica extra fica por conta da decoração, capriche na hora de preparar a mesa do arraiá, o que mais tem por essa época são ideias de decoração, como chapeuzinhos de palha, mini, justamente para colocar estas delícias. Olha que ideia boa! Esta receita também estou trazendo do Cake a Dois , da minha filhota, como o Bolo de Churros deste post aqui . que também fez muito sucesso aqui no blog. Sem dúvida uma colaboração mais que especial da minha filhota, cedendo algumas de suas receitas para enriquecer meu cantinho aqui.

13343112_805093706258510_251351717596735298_n

Anote aí ….

Receita

Brigadeiro de Curau

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de milho

10 gr de manteiga

30 gr de creme de leite

100 gr de chocolate branco

Modo de Fazer

Bater o milho com o leite condensado no liquidificador, depois de bater bem, colocar o líquido na panela com os demais ingredientes. Mexer sempre em fogo baixo até dar o ponto de Brigadeiro, colocar em um prato untado com manteiga. Cubra e levar a geladeira para esfriar, depois de frio, fazer as bolinhas e passar na canela.

E como disse: -Se você não conhece este docinho, faça, garanto que vai comer de joelhos, haha.

Bolo de Fubá Cremoso

bolodefuba

Começar a semana de um jeito todo preguiçoso, com gostinho ainda do fim de semana, é bom e já da saudade, e uma das coisas que pintou por aqui foi este Bolo de Fubá Cremoso, para uma tarde fria com um cafezinho bem quente.

E nada impede de fazer um repeteco durante a semana, afinal é nesta época que começam a pipocar as receitas de Bolos que levam milho, mandioca e fubá, bolos mais pesados e encorpados, aqueles que dão sustância e aquecem o coração. Para quem ama este momento e tem oportunidade de sempre preparar um café da tarde para tomar com pessoas queridas, sabe o quanto são valiosas estas receitas.

A Receita

Este Bolo de Fubá Cremoso é mais leve, apesar de usar ingredientes pesados como ovos, margarina e óleo, tem um resultado de sabor mais leve que a outra receita, que também tenho aqui do mesmo bolo, acredito que é por levar amido de milho. Fica muito bom e não tão enjoativo quanto a outra, faça para entender do que estou falando.

Então vamos deixar de conversa e ir logo ao que interessa:

Bolo de Fubá Cremoso

Ingredientes:

5 ovos

4 x. chá de leite

1 x. chá de açúcar

1 x. de chá de óleo

1/2 x. chá amido de milho

1 1/2 x. chá de fubá

100 gr. de coco ralado

50 gr.de queijo relado

2 c. sopa margarina

1 c. de sopa de fermento

Modo de fazer:

Colocar os ingredientes na sequência no liquidificador e bater. Levar para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 40 min. ou até que fique moreno.

Cada um sabe da potência de seu forno.

bolodefuba2

Pronto, simples assim, bateu assou tá pronto, nem vai fazer tanta bagunça em sua cozinha. Espero que tenha bons momento de cafés da tarde com esta receita e boa companhia. Até o p.p.

Pizza de Crepioca

Pizza-de-Crepioca

Pizza de Crepioca com direito a vídeo. Esta é uma receita muito fácil para um lanche de fim de semana ou em uma noite que você queira variar, esta Pizza de Crepioca fiz uma noite destas de sexta-feira, dia em que costumamos ir de Pizza ou outro lanche, para descontrair. Na brincadeira resolvemos, meu Marido e eu brincar de filmar,  depois acabei deixando o vídeo pra lá, e hoje, procurando uma receita para postar, achei o vídeo. A receita é muito, boa se você nunca provou, vale a pena fazer, ingredientes fáceis, além de não precisar usar a farinha, aí está a versatilidade do polvilho, que já faz parte do nosso uso quase que diário, já diriam os amantes do pão de queijo. Por falar em pão de queijo, vejam também meu vídeo de Pão de Queijo de Liquidificador. Outra delícia que ajuda na hora daquela visita inesperada.

Amadorismos à parte, a verdade é que ficou uma delicia a Pizza. Vou passar a receita e depois deem uma olhadinha no Vídeo para ver como é fácil a execução da receita.

Pizza de Crepioca

Ingredientes:

7 colheres de sopa de polvilho doce

uma pitada de fermento em pó

uma pitada de sal

2 ovos

Recheio:

200gr Presunto (quantidade a seu gosto)

200gr Mussarela (quantidade a seu gosto)

5 tomates para o  Molho (eu só bati os tomates com sal, azeite e usei)

orégano

Tomates picados

um fio de azeite

Modo de Fazer:

Misturar os ingredientes da massa, aquecer uma frigideira em fogo baixo, untada com azeite, despejar a massa, tampar e quando a massa fizer bolhas, ou você sentir que já esta ficando firme, coloque os ingredientes do recheio, tampe novamente, para ajudar a derreter o queijo e tá pronto. Esta receita rende 1 Pizza média.

Confira modo de Fazer no Vídeo e Se Inscreva no Canal

Bolo Gelado de Leite Ninho

Bolo-gelado-de-leite-ninho

Receitinha campeã Bolo Gelado de Leite Ninho, esta receita vi lá no Pinterest, e tinha que compartilhar aqui no blog, caso você não frequente o Pinterest, já estou encurtando o caminho pra você.

No mundo gourmet, o ninho esta com tudo, nos brigadeiros, musses, bolos e com presença marcante também nos recheios da Páscoa.

Vamos então a receita?

BOLO GELADO DE MOUSSE DE LEITE NINHO

INGREDIENTES

Massa:

4 claras
1 pitada de sal.
1 copo de requeijão de água gelada.
4 gemas.
3 xícaras de farinha de trigo.
2 xícaras de açúcar.
1 colher de sopa cheia de fermento em pó.

Calda:

200 ml de leite de coco.
100 ml de leite condensado.
50 ml água filtrada.

Recheio:

1 lata de leite condensado.
1 lata de creme de leite.
1 medida da lata de leite condensado, de leite Ninho em pó. 
12g gelatina em pó sem sabor.
1 xícara de água.

Cobertura:

1 lata de leite condensado.
1 colher de sopa de margarina.
5 colheres de sopa de leite em pó Ninho.
1/2 lata de leite (use a lata como medida).

Raspas de chocolate branco ou coco ralado.
cerejas.(opcional)

Modo de Fazer

Massa:

Bata na batedeira, as claras por 10 minutos. Com a batedeira ligada adicione a pitada de sal, a água gelada, as gemas, a farinha, o açúcar e o fermento. Coloque a massa em uma forma redonda de 23cm de diâmetro ou em uma assadeira nº 3 untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que ao espetar um palito, o mesmo saia limpo.

Calda:

Misture todos os ingredientes para molhar o bolo.

Recheio:

Bata no liquidificador os 3 primeiros ingredientes. Coloque a gelatina na xícara de água, hidratando-a e em seguida leve ao microondas por 20 segundos. Coloque essa mistura no liquidificador e bata mais um pouco. Leve o creme a geladeira até ficar firme.
Cobertura:

Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ficar no ponto de brigadeiro de copinho. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem:

Corte o bolo ao meio, molhe a primeira parte com a calda, coloque o recheio, cubra com a outra parte do bolo e molhe com o restante da calda.

Cubra o bolo com o brigadeiro e decore com as raspas de chocolate branco e cerejas.
Leve para gelar.

Com tudo isto não tem como não ficar divino. Bj Até o p.p.

Salada no Pote

salada-no-pote

Dica de hoje, Salada no Pote, esta moda já dominou os hábitos dos Brasileiros, com a correria de quem trabalha, levar sua refeição no pote, já virou moda.  O jeito de fazer a marmita mudou, ficou mais prático e moderno. O mundo de hoje pede muita praticidade além, do diferente chamar muito mais a atenção e curiosidade das pessoas, é preciso ser criativo e ter ideias que se diferenciem das demais, e assim obter  sucesso. É o que dizem as pessoas que já abandonaram tudo para investir neste novo tipo de negócio. Se buscarmos ver de onde vem esta mania, veremos que muitos culinaristas e chefs de cozinha, trouxeram da Europa, onde se faz muitas compotas, mas se buscarmos também, lá no tempo da vovó, nas fazendas e sítios, também se faziam muitas compotas, era um meio de armazenamento das comidas que tanto se produziam, como frutas e legumes.

Mas nem só para vender, esta ideia é bacana, você mesmo pode preparar sua refeição de pote, e armazená-las, e desta forma programar sua semana.  Para isto é bom observar algumas dicas de higienização e conservação dos potes e alimentos.

Potes de Vidro

É fundamental que o pode seja de vidro, os potes de plástico podem liberar  Bisfenol A, substância tóxica que aparece com a variação de temperatura, prejudicial a saúde, e com o  pote de plástico pode haver a saída ou entrada de oxigênio contaminando assim o alimento.

A esterelização do Pote

Lavar bem os potes e coloca-los em uma panela e suas tampas também, cobri-los com água e levar ao fogo para ferver. Após começar a fervura contar 10 min., é o suficiente, retire e deixo-os escorrer e secar sobre um pano bem limpo.

Alimentos

Escolha com cuidado, principalmente se for ficar armazenado por dias. Tome cuidado com  Molhos, queijos e alimentos que possam mudar sua textura. Prefira molhos de mostarda e azeites.

Saladas

São as preferidas, capriche no molho, combine com uma proteína, como frango, abuse dos grãos e legumes. Pode misturar frutas ou fazer um pote para o lanche como uma salada de frutas, doces e bolos montados, também ficam interessantes, se sua alimentação for liberada. Mas o interessante deste método é unir o útil ao prático e se for saudável, melhor ainda, sua dieta esta garantida.

Receita de Molho imbatível.

Molho Pesto
1/2 xícara (chá) de folhas manjericão
1/4 xícara (chá) de castanha de caju
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
¼ xícara (chá) de azeite
1 cubo de gelo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: No liquidificador, junte as folhas de manjericão, a castanha de caju, o alho, azeite, queijo e o cubo de gelo. Bata até triturar o gelo e a castanha. Tempere com sal e pimenta.

SALADA CAPRESE NO POTE
INGREDIENTES

  • 30ml de molho pesto

  • 80g de macarrão penne cozido

  • 40g de tomate cereja

  • 40g de mussarela de búfala

  • 70g de rúcula

COMO FAZER SALADA CAPRESE NO POTE
MODO DE PREPARO

  1. Coloque primeiro o molho.

  2. Depois o macarrão.

  3. Em seguida, o tomate cereja cortado.

  4. Depois vem a mussarela de búfala.

  5. Termina a montagem com a rúcula.

Receita http://receitatodahora.com.br/

Espero que estas dicas te inspirem, se você tiver algum pré conceito, quanto ao pote, aproveite a dica das saladas e molhos, e não deixe de faze-las. As vezes até eu, na correria do dia a dia, esqueço que existem molhos que podem fazer a diferença na salada de todo dia, ou de combinações de ingredientes bem interessantes, como o grão de bico e a quinoa. Já estou colocando em prática. Até o p.p.